Qualidade Blog 2

Qualidade de projetos de energia solar fotovoltaica

Os consumidores que decidem instalar um projeto de energia solar fotovoltaica se deparam sempre com um dilema: como definir qual das propostas que tem em mãos realmente é um projeto de qualidade? Temos que admitir a resposta para esta questão não é tão simples.

Neste texto vamos explorar um pouco os problemas que podem acontecer, passando depois para as estratégias de avaliação, os critérios a se adotar para que você não tenha dor de cabeça nem durante, nem depois da instalação de seu projeto.

Na próxima semana, nossa empresa vai resolver um problema num cliente, que comprou de uma empresa porque o dono (franqueado de uma empresa) era seu eletricista há muito tempo e que havia resolvido vender e instalar projeto de energia solar. Faz um ano e quatro meses que investiu 35 mil reais e nunca teve um centavo de desconto em sua conta. Imaginem o prejuízo. Era para estar economizando entre 450 e 500 reais por mês. Onde ele errou? Foi confiar na palavra de um conhecido de longa data. Não vou aqui afirmar que esta pessoa enganou seu cliente de propósito. Acontece que um projeto de energia solar, para quem vai executar, é mais complexo do que se imagina. E neste caso real acima, ele ainda foi um dos primeiros projetos que seu conhecido instalava. E mais ainda, não tem nenhum documento, nota fiscal, sequer um orçamento formal. Estava formado o quadro do insucesso.

Outro caso é a foto que ilustra este texto:

Img Circulo

Existem telhados que não comportam instalação de placas, por causa de seu formato. Olhem esta foto. Vejam que já tem um painel solto! Isto decorreu da força do vento e da baixa qualidade da estrutura de fixação dos painéis. Houve um completo desrespeito às normas de instalação, a empresa que instalou fez uma verdadeira gambiarra e já tem painel soltando com a força do vento. Em pouco tempo estes painéis vão voar. Prejuízo certo para este cliente.

Bem, apresentados estes dois casos, vamos ao que interessa. Como você pode evitar de cair numa enrascada dessas?

  1. Exija orçamento e nota fiscal, pelo menos dos equipamentos. Mantenha a nota fiscal bem guardada, ela será fundamental no caso de um pedido de troca em garantia ou de uma discussão na justiça. Se a empresa não emite nota, cuidado, muito cuidado! Evite!
  2. Verifique se a empresa que está lhe ofertando tem cadastro no CREA. Se não tiver, significa que se trata de um intermediário, não tem engenheiro responsável pela sua obra. Isto é um grande risco para você.
  3. Peça referências de outros projetos, de outros clientes. A experiência e casos de sucesso fazem toda a diferença.
  4. Dificilmente o projeto mais barato lhe dará o resultado esperado. Os produtos usados nos projetos são comercializados no mundo inteiro e são cotados em dólar. Se tem uma diferença grande, desconfie. Da mesma forma um preço muito alto, pode significar ou erro de projeto, ou o intermediário do intermediário. Aqui você deve analisar a potência dos painéis, a potência do inversores ou dos microinversores, produtos iguais em potência tem basicamente o mesmo preço. As marcas podem ter diferença entre si mas não são tão significativas.
  5. Escolha as 3 melhores propostas e gaste um tempo para receber os representantes e compare a postura de cada um. Veja quem é mais detalhista, que lhe passa mais informações, da forma mais didática. É desta empresa que deve comprar. Aquela que fizer uma visita de 5 minutos, não fala nada e só olha para seu medidor, sem se preocupar com seu quadro de distribuição, com seu telhado, se não mede nada cuidado. Melhor não arriscar.
  6. Por fim estude, leia com cuidado as propostas. Não precisa entender muita coisa do que estiver ali. Mas com certeza isso vai gerar muitas perguntas em sua cabeça. Vou listar algumas:
    • Como é e como funciona a estrutura de fixação dos painéis no telhado?
    • Como posso ter certeza que os painéis não vão voar com o tempo?
    • Onde e como vocês conectam meu sistema de energia solar na rede de energia da minha casa?
    • Como vocês garantem que vai ser atingida a geração necessária para que tenha o máximo desconto possível na minha conta?
    • Os fabricantes dos equipamentos de sua proposta tem sede aqui no Brasil?
    • Quantos projetos vocês já instalaram? Tem referências para me apresentar?
    • A homologação da concessionária está prevista no orçamento de vocês?
    • Qual a garantia da instalação de vocês?
    • Vocês fazem um contrato formal, descrevendo tudo o que está na proposta, produtos, serviços e garantias?
    • Em caso de problema com algum produto, quem aciona a garantia do fabricante, eu ou sua empresa? Quem vai cuidar disso se surgir um problema?

Vejam que estas são perguntas que correspondem ao mínimo que deve ser atendido para que seu projeto seja executado com a segurança necessária. Espero ter ajudado. Não tenha pressa na hora de escolher. E não deixe de investir em energia solar. É bom para o planeta e bom para seu bolso, com até 95% de economia em sua conta de energia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *