0

O retorno do investimento em Energia Solar

Um dos obstáculos para que a adoção de energia solar no Brasil tenha um maior crescimento se dá pelo fato de que nós brasileiros temos uma imensa dificuldade de pensar em longo prazo. Também, pudera!

Quem tem mais de 45 anos deve lembrar da hiperinflação, overnight, indexação! Os salários triplicavam a cada mês e cada vez compravam menos! Por mais de 20 anos convivemos com inflação extremamente alta. E a história anterior a este período, com raros intervalos de controle, também sempre apresentou uma inflação muito alta. Soma-se a isso a gangorra das medidas econômicas, planos etc., que de tempos em tempos, vira a nossa economia de ponta cabeça!

Isto legou em todos nós o hábito de pensar sempre em curto prazo. Digo hábito, porque é algo que pode e deve ser mudado. É uma questão de comportamento, é psicológico, é algo que nos tolhe uma série de oportunidades.

Uma delas é a energia solar! Como os projetos têm um retorno médio de 3 a 5 anos, muita gente acha um prazo muito longo e não entende ou não percebe que nem precisará tirar dinheiro do bolso, pois o valor mensal da conta de energia elétrica será direcionado para pagar o projeto!

Isto vale para residências e empresas, famílias e empreendedores! Indo além, existe uma enorme dificuldade de ver que, passado o prazo de pagamento do financiamento, o valor da prestação vira uma poupança. Claro, a pessoa precisará de disciplina financeira para guardar este valor, mas mesmo que não queira poupar, pode consumir outros bens, viagens, lazer!

Uma conta de energia dobra a cada 7 ou 8 anos. Em 25 anos terá multiplicado por 8. Pegue a sua conta de energia e faça os cálculos. Aí você verá o quanto pode economizar em 25 anos!

Para o caso das empresas, gostaria de destacar um caso real de um cliente, proprietário de 2 motéis e 7 postos de gasolina. Conta mensal total das 9 empresas: R$ 34.000,00. Valor que vai economizar por ano: R$ 400.000,00, isto no primeiro ano. Em 25 anos, 20 milhões de reais! Quem não aceita um negócio desses?!?

Então, tudo o que precisamos é disposição para fazer contas e mudar nossa visão! Nenhum investimento dá o retorno da energia solar. Com a taxa de juros de juros no patamar atual, a taxa de retorno dos investimentos em energia solar bate 26% ao ano!

Abaixo apresento um caso real de comparação do valor investido na energia solar, com a respectiva economia do valor mensal da conta de energia frente às diversas modalidades de investimento mais comuns do mercado:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Pegue a calculadora e faça as contas! Tem dinheiro indo embora pela fiação elétrica de sua casa ou empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *