Como comparar propostas de projetos de energia solar fotovoltaica

Comprar definitivamente não é uma coisa fácil de se fazer. Ficamos inseguros, ansiosos, preocupados com tantas opções de produtos ou serviços. O que dizer então, quando falamos da compra de projetos complexos, de uma tecnologia inovadora como energia solar fotovoltaica, onde os investimentos ainda são relativamente altos, mesmo tendo o espetacular retorno que ele dá?

Para responder a isso, vamos tratar aqui de um método, uma lista de pontos de atenção que permitirá ao consumidor comparar propostas e decidir de forma bem objetiva, pela melhor proposta. Não melhor por palpite ou opinião, mas sim melhor em razão de critérios objetivos e racionais, técnicos e de serviços associados que foram considerados e medidos!

Detalhe importante: Faça a comparação antes de olhar os preços. Eles podem comprometer sua isenção.

Ao final da comparação técnico/operacional, utilize os menores preços para barganhar com os fornecedores que lhe apresentaram as duas melhores ou a melhor proposta!

Vamos ao método:

1.      Prepare sua comparação focando em 4 aspectos: Equipamentos, Serviços, Segurança/Confiabilidade e Clareza da Proposta;

2.      Ao comparar equipamentos, verifique:

a.      Painéis – Qual a potência em watts dos painéis de cada proposta. Podemos comparar o painel solar a uma lâmpada, que quanto maior for a potência, maior a capacidade de iluminar. O painel, quanto maior a potência, mais geração de energia e menor espaço ocupado no seu telhado;

b.      Painéis – Veja também se o painel é mono ou policristalino. O mono cristalino gera mais energia que o policristalino;

c.      Painéis – Se ele é “half cel”, ou seja, dividido no meio ou se é inteiro. Num caso de sombreamento em um canto do painel, o painel inteiro será todo comprometido, enquanto o “half cel” só terá a metade comprometido, gerando mais energia;

d.      Inversor – Este é outro equipamento chave. Microinversores dão a vantagem de permitirem expansão de forma mais fácil, dizem os defensores desta tecnologia. Por outro lado, se derem problema, só trocando, pois são blindados e não têm conserto. Além disso, estamos falando de uma tecnologia que ainda não está consolidada, ou seja, é relativamente nova. Já os inversores padrão, permitem expandir até 50% acima de sua potência nominal. O segredo é comparar a potência do sistema com a do inversor. Quanto menor for a diferença do inversor para o sistema maior a capacidade de expansão. Marcas com suporte no Brasil devem levar a maior nota;

e.      Verifique se todos os demais materiais necessários à instalação constam da proposta. É muito importante você se assegurar que não terá despesas adicionais ao valor constante da proposta.

3.      Serviços – Neste caso é importante verificar se todos os serviços demandados pelo projeto estão inclusos no preço. São Eles:

a.      Desenvolver o projeto técnico de acordo com os critérios orientadores, as normas da Aneel e das leis brasileiras;

b.      Especificar os equipamentos e materiais do projeto;

c.      Elaborar o desenho técnico do projeto, o memorial descritivo e demais documentos que compõem o dossiê para homologação junto à concessionária de energia;

d.      Acompanhar o processo de homologação junto à concessionária;

e.      Fornecer os equipamentos e materiais do projeto, com faturamento direto do distribuidor, visando a eliminação da bi-tributação;

f.       Fornecer os materiais de instalação como cabos, eletrodutos, proteção contra surtos e curto-circuito, cabo de aterramento, disjuntores, caixas de junção e outros materiais necessários;

g.      Montar e instalar os suportes metálicos para os módulos solares em local devidamente preparado;

h.      Instalar e conectar todo o sistema;

i.        Acompanhar o desempenho do sistema após vistoria da concessionária;

j.        Fornecer todos os certificados de garantia de inversores (5 anos), painéis solares (10 anos), garantia do serviço de instalação (1 ano).

4.      Segurança/Confiabilidade – neste quesito é importante ver se o proponente dá destaque ao método de trabalho aplicado na instalação, se descreve as normas que regem este tipo de execução de serviço (RN 16690/2018, NR10, NR35, NR 33 e NR5410/2005) e principalmente, se ele oferece seguro da execução do serviço, contra danos aos equipamentos, estrutura do prédio/residência onde será instalado, danos à terceiros e contra erros de projeto/instalação. Não esqueça, são pessoas que estão por trás de seu projeto e pessoas falham. Como diz o ditado: O seguro morre de velho;

5.      Clareza da Proposta – este quesito é um divisor de águas de sua avaliação. Pouca gente se dá conta da importância disso. Mas a clareza de uma proposta ou de um projeto diz muito sobre pontos relevantes, tais como:

a.      As intenções do proponente. Quanto mais clara, mais bem intencionado é o proponente. Propostas confusas podem indicar má intenção, para lá na frente se eximir de responsabilidade!

b.      Domínio do assunto por parte do proponente. Quanto mais clara for a proposta, quanto mais fácil de entender, indicará o maior domínio do assunto por quem a apresenta;

c.      Confiança. Quem faz uma proposta bem clara, sabe que maior critério de decisão é a confiança. O cliente sempre vai tentar fechar com quem lhe inspirou maior confiança!

A seguir apresentamos uma planilha simples que vai lhe ajudar a comparar projetos de energia solar fotovoltaica:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Como nosso objetivo é realizar o comparativo da forma mais simples possível, um sistema de cor azul pode ser o suficiente. Cada um pode sofisticar de acordo com sua vontade, podendo até atribuir peso maior à determinados critérios. Exemplo: se você quer a menor área possível ocupada em seu telhado, a potência do painel pode ser o fator decisivo!

Mas, olhando este exemplo, fica claro que vale a pena classificar o fornecedor 3 e chamá-lo para negociar, para ver o quanto ele se aproxima da proposta mais baixa.

Simples, racional e preciso!

Espero que nosso objetivo neste post tenha sido atingido e o texto seja útil para você leitor. Por fim, não esqueça de comparar o aspecto humano: qual empresa lhe deu mais atenção, foi mais solícita e procurou lhe ajudar a desenvolver seu projeto, lhe passando informações relevantes!

O contato humano é muito importante! Boas compras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *